Normas

Normas para Inscrição de Trabalhos

Modalidades de Apresentação: Comunicação Oral (trabalho completo), Pôster Digital (resumo)
1) Os interessados em apresentarem trabalhos na forma de comunicação oral enviarão texto completo e inédito e os interessados em apresentarem pôster enviarão apenas resumo;
2) A inscrição no evento para apresentação de trabalho(s) deverá ser realizada de 23 de maio a 13 de julho;
3) O prazo para envio de trabalhos (textos completos ou resumos) é até 15 de julho.
4) Observações:
- o número de trabalhos é limitado a dois por autor;
- para cada trabalho apresentado será emitido um certificado, destacando autores e apresentador.
5) Em trabalhos com mais de um autor (autor ou co-autor): todos deverão estar inscritos. Orientadores de trabalhos, para efeito de inscrição, são considerados co-autores.
6) Os trabalhos somente serão enviados após a validação da inscrição que ocorrerá a partir da compensação bancária (dois dias). Após a validação, o inscrito entrará novamente na página de inscrição para enviar seu texto em anexo.
Os trabalhos aceitos pela comissão organizadora serão divulgados até o dia 10/08/2012, na página eletrônica do evento.
7) Os trabalhos serão apresentados em data e horário estipulados pela comissão organizadora, de acordo com a programação divulgada, não havendo a possibilidade de alteração.
8) O tempo de apresentação para cada trabalho será de 15 minutos, seguido de outros 5 minutos para debate.
9) Os textos integrais e resumos enviados deverão apresentar revisão de linguagem e serão de inteira responsabilidade do (s) autor (es).

Normas para envio de trabalhos

Resumo – Pôster Digital

1) Somente serão aceitos trabalhos inéditos.
2) O resumo será inserido, obrigatoriamente, no site durante a inscrição do trabalho.
3) O texto será inserido em campos, divididos em:
- Título (até 200 caracteres)
Atenção: As quantidades de caracteres contam com o número de espaços.
- Palavras-chaves (até 200 caracteres)
- Texto (até 5.000 caracteres)
- Referências bibliográficas (de 3 a 5 referências)
- Autores

4) Cuidado! Copie o seu texto e cole nos campos correspondentes.
5) Os resumos serão escritos em língua portuguesa e a redação será feita de forma impessoal.
Os resumos podem conter relatos de experiencia e ou projetos de ensino.
6) Autores: Serão considerados, no máximo, 8 (oito) autores. O nome de cada autor será colocado na ordem SOBRENOME e NOME POR EXTENSO. Por exemplo, o nome José da Silva será escrito SILVA, José da.
7) É obrigatória a inclusão de referências.
8) Não serão permitidas notas de rodapé, figuras e tabelas no resumo.
9) A responsabilidade por erros gramaticais é, exclusivamente, do(s) autor(es), sendo um critério determinante para a publicação do trabalho. Trabalhos, com excesso de erros ou erros graves, serão desclassificados.
10) O pôster será apresentado em formato Power Point (.ppt), não é necessária impressão.
11) O não cumprimento das normas acarretará na sumária desclassificação do trabalho.

Trabalho completo – Comunicação Oral

1) Somente serão aceitos trabalhos inéditos.
2) O trabalho completo será escrito com, no mínimo, 5 e, no máximo, 10 páginas, obrigatoriamente, em folha A4, em fonte tipo arial.
3) Os trabalhos completos serão escritos em língua portuguesa e a redação será feita de forma impessoal.
4) O texto será digitado em MSWord, versão 6.0 ou superior e, obrigatoriamente, salvo em extensão .PDF.

5) Na folha A4, as margens serão:
- superior = 2 cm;
- inferior = 2,5 cm;
- esquerda = 2,5 cm;
- direita = 2,5 cm;
- medianiz = 0 cm;
- a partir da margem: cabeçalho e rodapé = 1,3 cm.

6) Título: 12 pt, em negrito, em letras maiúsculas, centralizado e dois espaços simples, abaixo do cabeçalho.
7) Autores: 12 pt, em negrito, justificado à esquerda e um espaço simples, abaixo do título. Para mais de um autor, os nomes serão escritos separados por ponto e vírgula (máximo 8 autores). O nome de cada autor será colocado na ordem SOBRENOME e NOME POR EXTENSO. Por exemplo, o nome José da Silva será escrito SILVA, José da.
8) Designação do tipo/financiamento do trabalho (Iniciação científica, por exemplo): 10 pt, justificado à esquerda e abaixo dos autores.
9) Instituição do(s) autor(es), e-mail(s): 10 pt, justificado à esquerda e abaixo da designação do tipo/financiamento do trabalho. É obrigatório identificar o curso ao qual o trabalho está vinculado. O(s) e-mail(s), para contato, constarão na linha seguinte, abaixo do nome da Instituição, mas em somente uma linha. Os e-mails serão escritos na ordem de aparecimento dos autores. Por opção, o autor poderá colocar somente um e-mail para contato.
10) Texto: 11 pt, arial, espaçamento entre linhas de 1,5 linha. O texto do trabalho completo deverá ter um resumo (no máximo 150 palavras) e seções contemplando resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados e discussões, conclusões e referências.
11) Corpo do texto do resumo: 10 pt, arial.
12) É obrigatória a inclusão de referências. Estas obedecerão às regras da ABNT. (link para normas – http://www.unifra.br/eventos/sepe2010/Normas%20ABNT%20referências%20bibliográficas.pdf)
13) A legenda ficará abaixo das figuras e será escrita em fonte tamanho 10 pt, usando-se o formato: Figura 1 – Descrição da figura.
14) A legenda ficará acima das tabelas, usando-se fonte tamanho 10 pt, como mostra o exemplo: Tabela 1 – Descrição da tabela.
15) Em todos os casos, as figuras e/ou tabelas serão citadas no texto, por exemplo: … na tabela 1 …, … como mostra a figura 1., Na ilustração 1 ….
16) Será permitida a inserção de equações, desde que obedecida a norma do item 2. Quando for escrita mais de uma equação, ela deve ser citada no texto como segue: … na eq.(1) ….
17) A responsabilidade por erros gramaticais é, exclusivamente, do(s) autor(es), sendo um critério determinante para a publicação do trabalho. Trabalhos, com excesso de erros ou erros crassos, serão desclassificados.
18) O não cumprimento das normas acarretará na sumária desclassificação do trabalho.


As inscrições serão efetivadas mediante pagamento do boleto bancário. Se, depois de realizada a inscrição, o participante não efetuar o pagamento (que tem o vencimento programado para dois dias após a data de inscrição já efetuada), deverá cancelar a inscrição e efetuá-la novamente. Não haverá devolução da taxa de inscrição já recolhida, bem como não será feita reserva de vagas nem transferência de inscrição de uma pessoa para outra.